Não é novidade para ninguém que as plantas tomaram conta dos ambientes internos dos lares. Seja para estar na moda, por hobby ou por querer ter uma decoração diferente e com mais vida, o paisagismo natural vem ganhando cada vez mais adeptos e, se você está aqui, com certeza também está querendo fazer parte deste mundo, certo?
É claro que não basta apenas querer e sair por aí comprando qualquer espécie de planta para colocar no seu lar. Para obter um bom resultado na decoração é preciso escolher qual folhagem ou flor vai se adaptar mais facilmente ao ambiente escolhido. Plantas como a Palmeira-rafia, a Costela de Adão, Cactos, Suculentas e as Bromélias, por exemplo, são excelentes opções para ambientes internos, pois não necessitam de muita luz para sobreviver ou cuidados.
Agora, se a sua preocupação for com o tamanho dos ambientes que você quer decorar, pode ficar despreocupado, pois mesmo se eles foram pequenos, ainda é possível decorar com plantas de diferentes tamanhos e estilos. Quer saber como? Acompanhe com a gente neste post e descubra como decorar ambientes pequenos utilizando plantas!
1) Plantas grandes em vasos
Essa provavelmente é a maneira mais fácil de decorar um ambiente pequeno com plantas e deixá-lo com mais vida.
As plantas em vasos tornam-se destaque quando colocadas em ambientes internos, especialmente aqueles que são menores e mais aconchegantes. Por isso, procure investir em um vaso diferente e que combine com o restante da sua decoração – e também com seus móveis.
Plantas maiores, como o Cacto, a Palmeira-rafia e a Costela de Adão, ficam lindas colocadas em cantos do seu ambiente, como laterais de sofás, racks ou ao lado da cama, diretamente no chão ou em um suporte baixo.
Indiferente do ambiente escolhido, as plantas maiores trarão mais vida e frescor, além de deixá-lo cheio de estilo!
2) Plantas em quadros
Colocar plantas em quadros é uma técnica antiga que voltou com tudo. Existem duas versões disponíveis, sendo uma delas o quadro com plantas vivas e o outro feito com folhas e flores literalmente emolduradas.
a) Quadro com plantas vivas
Conhecido como jardim suspenso, esse belíssimo quadro com plantas vivas é perfeito para quem dispõe de pouco espaço em casa para decorar.
Além de ocupar pouco espaço, pois ele fica pendurado, o jardim suspenso também pode ser muito prático de ser cuidado, dependendo das espécies de plantas escolhidas. Suculentas, por exemplo ficam perfeitas em jardins suspensos e não precisam de tantos cuidados, podendo ser regadas uma vez a cada duas semanas.
b) Quadro com plantas emolduradas
Se você preferir, também pode emoldurar folhas da sua planta ou flor preferida. Isso mesmo que você leu: colocá-las em um quadro, exatamente como se fossem uma pintura ou retrato!
Você pode colocar as folhas direto na moldura se preferir, mas é recomendado que antes você prepare-as corretamente. É muito simples, basta colocar as folhas escolhidas dentro de um livro pesado e deixá-las lá por uma ou duas semanas. Depois, basta colocá-las na moldura de sua preferência. Esse simples tratamento fará com que seu quadro dure muito mais.
3) Plantas suspensas
As plantas suspensas têm feito sucesso entre os amantes do paisagismo dentro de casa. Além de ser fácil de fazer, esse tipo de decoração com plantas ocupa pouquíssimo espaço, pois podem ser suspensos em paredes e teto, sendo perfeito para aqueles cantinhos pequenos que precisam de mais vida.
Para dar um charme extra, você pode escolher um vaso e suporte diferentes para destacar ainda mais a sua plantinha suspensa. É possível encontrar inúmeras opções bonitas e baratas online, como suportes em corda, tricô, metal, entre outros. E o melhor é que você nem precisará sair de casa para escolher o seu!
Os vasos de parede são opções muito charmosas para quem não quer se arriscar em furar o teto de casa, pois são um pouco mais simples de serem fixados. Se a planta for pequena, é possível até mesmo fixar o suporte com fitas adesivas.
4) Plantas em nichos e pallets
Os nichos e os pallets, especialmente o segundo, por conta de ser um objeto sustentável, continuam em alta e são perfeitos para servirem como suporte para plantas pequenas e médias.
Em diferentes tamanhos e formatos, os nichos e os pallets podem ser fixados nas paredes ou usados no chão. Quando colocados um em cima do outro, dão um charme maior ainda ao espaço!
5) Mais vida para estantes, mesas, racks e pias
E é claro que não poderia faltar o clássico: plantas colocas em cima de superfícies de móveis da casa. Aqui, não é necessário investir em nada fora a planta e o vaso, afinal, qualquer cantinho pode ser perfeito para acomodar uma planta, inclusive pias, como a da cozinha e do banheiro.
Plantas que podem ser utilizadas para paisagismo de apartamentos
Agora que você já tem algumas ideias sobre como enfeitar o seu apê com plantas, que tal conferir algumas espécies que se acomodam muito bem em ambientes internos? Fizemos um post falando somente sobre isso e você pode acessar ele clicando aqui!
Gostou do nosso post e quer saber mais sobre projetos de paisagismo? Basta entrar em contato conosco!