O jardim vertical natural é uma das técnicas de paisagismo em alta no mercado. Muito utilizado em ambientes corporativos e residências, essa composição traz um charme diferencial a qualquer espaço.
Entenda o que é essa técnica de paisagismo arquitetônico e saiba como aplicá-la no seu imóvel!
O que é o jardim vertical natural?
Nesse tipo de projeto de paisagismo, as espécies botânicas são apresentadas em superfícies verticais.
Existem várias técnicas de afixação e as plantas podem ser instaladas em qualquer parede, sem qualquer risco de infiltração com a rega e com processo de fertilização totalmente automatizado, assim como a rega.
Além de ser uma solução criativa, o jardim vertical natural é uma solução sustentável, uma vez que oferece conforto térmico, filtragem da poluição, purificação do ar e economia de energia.
O jardim vertical ainda reduz a poluição sonora, criando uma barreira acústica em todo o seu entorno. Assim, o ambiente fica muito mais tranquilo e agradável.
Quais as vantagens do jardim vertical natural?
As características e os benefícios do jardim vertical são muitos. Para te ajudar a decidir se essa é a melhor opção para o seu espaço, separamos algumas vantagens da técnica, confira:
- Efeito estético muito agradável ao ambiente.
- Pode ser executado em áreas interna e externas.
- Pode ser personalizado com composições, estilos e espécies botânicas variadas.
- Regulamentado como possibilidade de compensação ambiental
- Melhora na eficiência energética do edifício, devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração.
- Retém impurezas e poluentes deixando o ar mais puro. A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera.
- Equilíbrio da temperatura, protegendo contra as altas temperaturas no verão e mantendo a temperatura interna no inverno.
- A vegetação reduz o ruído externo.
- Protege a fachada formando um escudo contra a chuva, o vento e os danos da radiação UV, aumentando assim a sua vida útil.
- Baixa manutenção, já que a rega pode ser automatizada.
- Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades
- Maior retenção da água das chuvas. A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento e de sistemas de esgoto, além disso, ainda filtra a poluição dessas águas.
- Embeleza e valoriza os centros urbanos e a edificação.
- Contribuem para o aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas e outras espécies de animais.
Se você também quer ter o seu jardim vertical natural, venha fazer o seu projeto de paisagismo aqui na ArqFuke!