Novas tecnologias para casas conectadas

Novas tecnologias para casas conectadas

As casas conectadas são residências equipadas com dispositivos e sistemas tecnológicos que permitem o controle das funções básicas do lar como iluminação, televisão, segurança, entre outras.

Antes de mais nada, esses sistemas e dispositivos podem ser gerenciados por meio de aplicativos em smartphones, tablets ou computadores, e geralmente são conectados via Wi-Fi. A automação residencial pode fornecer maior conforto, segurança, economia de energia elétrica e praticidade para os moradores.

Se você procura por algumas dicas de automação para deixar a sua casa conectada, continue a leitura deste artigo e descubra!

Leia também: Construções autossuficientes: o que são e como funcionam

Como funcionam as casas conectadas?

Esses dispositivos estão conectados a uma central de controle, como um hub ou gateway, que gerencia e coordena suas funções. Dessa forma, os usuários podem programá-los para realizar tarefas em horários específicos ou em resposta a chegada em casa ou a detecção de movimento, por exemplo.

A casa conectada também pode ser equipada com tecnologias de automação, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, que permitem que os dispositivos se adaptem e aprendam com os hábitos e preferências dos usuários.

Além disso, as casas conectadas podem ser equipadas com sistemas de segurança e monitoramento, como câmeras de segurança e sensores de movimento, que permitem que os usuários monitorem suas casas remotamente e recebam alertas em caso de atividade suspeita.

Como transformar a casa em conectada?

Existem diversas formas de você montar uma smart home aos poucos. A seguir, veja 9 dicas de automação para deixar a sua casa conectada!

1. Comece com um hub de automação residencial

Um hub de automação residencial é um dispositivo central que se conecta a todos os dispositivos inteligentes em sua casa. Ele pode ser controlado por meio de um aplicativo móvel ou de voz, como a Alexa ou o Google Home.

Defina suas necessidades e expectativas e comece a planejar o tipo de sistema inteligente que deseja instalar. Considere a integração de dispositivos compatíveis com a sua casa e seus objetivos.

2. Adicione sensores de movimento

Os sensores de movimento podem ser usados ​​para acender as luzes quando você entra em uma sala e apagá-las quando sai. Eles também podem ser configurados para enviar alertas quando detectam movimento em uma área restrita.

Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para instalar cada dispositivo inteligente corretamente. Isso pode incluir a instalação de hardware, a configuração de contas e a conexão com o seu sistema de automação residencial.

3. Instale termostatos inteligentes

Os termostatos inteligentes podem ajustar a temperatura de sua casa com base em sua programação e preferências. Eles podem ser controlados remotamente usando um aplicativo móvel e ajudar a economizar energia.

Esse equipamento tem capacidade de detectar e adequar a temperatura do sistema e serve para vários aparelhos ou sistemas de uma forma automática e eficaz. Veja alguns exemplos onde o termostato pode ser utilizado:
– Geladeiras
– Sistemas de ar-condicionado
– Equipamentos de laboratórios
– Berços aquecidos
– Aquários

4. Use fechaduras inteligentes

Por outro lado, as fechaduras inteligentes podem ser controladas remotamente e permitem que você saiba quem entrou ou saiu de sua casa. Além disso, elas eliminam a necessidade de carregar chaves físicas e correr o risco de perdê-las.

No caso da bateria do telefone acabar ou o usuário perder seu smartphone, existe a possibilidade de fazer login pelo website da fabricante, autenticar a conta e destravar a porta, além de remover o aparelho perdido e adicionar um novo para operar a fechadura.

5. Instale câmeras de segurança

Inevitavelmente, as câmeras de segurança podem ser conectadas ao hub de automação residencial e monitorar sua casa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode monitorá-las remotamente usando um aplicativo móvel.

Por exemplo, já existem câmeras com sensores de movimento que detectam a presença das pessoas sob seu campo de visão e acompanham seus respectivos movimentos.

6. Adicione uma caixa de som inteligente

As caixinhas de som inteligentes podem ser utilizadas ​​para controlar sua automação residencial por voz, além de tocar música e responder a perguntas. Nesse sentido, a mais conhecida é a Alexa. Para instalar o aparelho, basta baixar o app Amazon Alexa para Android ou iOS e adicionar todos os dispositivos, já separando por ambiente.

7. Integre seus dispositivos de entretenimento

Integrar sua automação residencial com seus dispositivos de entretenimento, como televisores e sistemas de som, vai ajudar você a deixar a sua casa ainda mais inteligente e conveniente.

A tomada inteligente funciona como uma régua programável, sendo possível ligar ou desligar o aparelho à distância sem tocar no interruptor. Sendo assim, você pode definir o horário que a televisão vai ligar para ver um jogo de futebol, por exemplo.

8. Configure rotinas de automação

As rotinas de automação podem ser criadas para executar uma série de ações com um único comando. Por exemplo, você pode criar uma rotina para desligar todas as luzes e trancar as portas antes de ir dormir.

9. Aproveite as possibilidades de personalização

Com a automação residencial, você pode personalizar suas configurações e comandos para atender às suas necessidades e preferências específicas. Experimente diferentes combinações de dispositivos e rotinas até encontrar o que funciona melhor para você.

Leia também: Como ter um painel verde preservado? Veja todos os detalhes

Quanto custa uma casa conectada?

Atualmente, o custo de uma casa conectada pode variar bastante, pois o valor depende do tamanho do apartamento ou casa, dos dispositivos e sistemas de automação residencial que você deseja instalar, dos modelos e marcas escolhidos e das taxas de instalação profissional.

Sob esse ponto de vista, caso você faça a instalação sozinho, poderá economizar muito dinheiro. Entretanto, se você deseja contratar um profissional para instalar o sistema, certamente irá gastar ainda mais.

Para fornecer uma ideia geral de custo, podemos citar que uma instalação simples não custa mais do que R$ 5 mil. Em contrapartida, um pacote que inclui luzes, ar condicionado, cortinas, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras tem o preço a partir de R$ 15 mil normalmente.

De qualquer forma, você não precisa instalar um sistema inteiro de uma vez. Para economizar, também existe a possibilidade de montar uma casa conectada pouco a pouco e não prejudicar as suas contas!

Conclusão

O mercado já apresenta um grande número de outros produtos que servem para as casas conectadas, desde câmeras inteligentes até smart TVs com funções de assistente virtual. Tudo vai depender de sua necessidade.

Agora que você já sabe mais sobre as casas conectadas, que tal contratar uma empresa para realizar um projeto de interiores em seu novo lar? Clique aqui e fale com a ArqFuke!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?