Sabe aquela piscina perfeita que parece emendar com a paisagem e tornar a sua experiência ainda mais completa durante os momentos de lazer? Além de linda, piscinas com borda infinita estão em alta para a decoração.
Por isso, nosso tema é hoje é piscina com borda infinita! Reunimos as melhores dicas e projetos para esse artigo ficar completo. Portanto, leia até o final e veja como adicionar essa beleza a sua casa.
O que a piscina com borda infinita?
A piscina com borda infinita é um novo conceito de construção moderna e tem capacidade de transmitir a sensação de amplitude ao visualizar o horizonte.
O sumiço da água é obtido pelo transbordamento das laterais, fazendo uma conexão com o entorno. Para ter um resultado surpreendente, é necessário que a paisagem favoreça o projeto, unindo a água ao paisagismo.
Mas antes de iniciar a construção de um projeto como esse á necessário conhecer o terreno ao qual a piscina pertencerá, saber se o entorno irá causar essa sensação de infinito na paisagem e se o local é propício para este tipo de piscina.
O ideal são terrenos com declive, onde a piscina pode ser instalada no alto, valorizando ainda mais a paisagem. Quando falamos de terrenos planos, funciona mais ou menos do mesmo jeito, pois o intuito é valorizar a vista panorâmica do local.
Mas acredite o segredo desta piscina, que anteriormente era uma marca registrada de grandes resorts, é o processo de construção e também o sistema de filtragem da obra durante a execução.
Para que trabalha com esse tipo de projeto, sabe da necessidade da existência de vácuo entre a borda e a paisagem final, isso para a coletamento da água que transborda da piscina com a movimentação das pessoas dentro dela.
Para haver o efeito cascata, com esse processo de transbordar, é necessário que esse vácuo possua uma calha e este seja feito em um nível mais baixo que a borda da piscina.
Como funciona a piscina de borda infinita?
A diferença da piscina com borda infinita e de um modelo convencional está na estrutura e na instalação: seu custo pode ser um pouco mais elevado, principalmente devido à aquisição de bombas e tubulações específicas que fazem o retorno da água escoada possível.
Mesmo assim, o procedimento é semelhante à construção de uma piscina convencional, podendo ter várias formas, degraus, fontes e outros atributos. Tudo isso de acordo com a paisagem ao redor e considerando as cores já consolidadas pelo paisagismo local.
Outra dica importante é o nivelamento da piscina com o terreno e com o deck, isso para que as pessoas possam curtir a paisagem em pé também, valorizando ainda mais a estrutura do entorno.
Vale dizer que a arquitetura também é fator fundamental para que a piscina de borda infinita dê certo. O apoio de um profissional agora é indispensável, pois a estrutura dever ser mais reta e propiciar uma vista panorâmica.
A escolha de una geometria com linhas retas e contínuas pode ser a melhor saída para a construção da sua piscina. Outro ponto importante é que as piscinas de borda infinita também podem contornar a casa.
Neste caso o efeito será outro, será de continuidade do solo e até mais beleza para o acabamento da casa. Vale a pena investir na opinião de profissional para saber qual delas é a melhor para você
Modelos de piscinas com bordas infinitas:
Para você saber mais sobre esse formato de projeto, separamos aqui alguns dos principais modelos já usados e com diferentes objetivos. Isso para você saber tudo sobre o assunto, quando for escolher a sua.
Modelo 1: Piscina com vista inspiradora!
Este perfil de projeto busca proporcionar uma contemplação completa da paisagem ao redor, proporcionando uma proximidade maior com a natureza ao redor. Neste projeto o ideal é causar um impacto parte da paisagem.
Sim, essa forma de construção proporciona para os usuário uma vista completa do céu e de tudo que tem ao redor. A piscina de vista inspiradora é comum em hotéis para contemplação do pôr do sol e nascer do sol.
Locais onde o céu é uma atração a parte, também é ideal a implantação deste modelo, pois irá valorizar ainda mais a visão do céu e para tomar sol também o dia todo.
Modelo 2: Piscina com área agradável!
No caso neste projeto o ideal é estar perto do mar, para ter a sensação de continuidade e principalmente da área externa fazer parte da paisagem ao redor. Pois, o destaque neste caso será para o existe no deck do local.
Esse projeto deve ser feito com muito cuidado e bem pensado para que todos os elementos conversem entre si e passem a sensação de plenitude. Locais que aderem a esse projeto geralmente contam com um deck completo.
Esse deck deve possuir um local para descanso, pedras ao redor da piscina, quase que imperceptíveis, apenas para completar a decoração local, utilizar cores claras e a presença de madeira aparente contribui para essa sensação.
Vale dizer que tudo isso deve ser planejado, para alinhar a mensagem que a piscina de borda infinita passa. Por isso, sempre busque o apoio de um arquiteto para construir esse projeto e impactar positivamente a paisagem local.
Modelo 3: Contornando a arquitetura residencial
Neste modelo é necessária uma análise completa do projeto arquitetônico da casa para que a piscina respeite exatamente essas mesmas características, construindo uma relação de harmonia entre as linhas da casa e as linhas da piscina.
Parece bem simples, mas não é, as linhas de um projeto arquitetônico respeitam certos pontos de valorização do local e de alinhamento com a paisagem. Neste caso, você pode buscar o apoio do arquiteto para identificar as características da casa e assim fazer o projeto de construção da piscina.
A sensação após alinhados e com o projeto pronto é de paraíso exclusivo, pois a piscina irá completar a vista, que na maioria das vezes, a casa já possuí.
Por fim, para construir a sua piscina de borda infinita é necessário conhecer bem onde será instalada, escolher o local com calma e acima de tudo ela proporcionar uma contemplação completa da paisagem.
Esses fatores são fundamentais para que a piscina funcione com as linhas e cores da paisagem. Portanto, em caso de dúvidas sempre opte pelo projeto de um arquiteto, para ter mais assertividade e para um acabamento único.