Se você é aquele tipo de pessoa que ama uma decoração com plantas ou ama um jardim externo bem-planejado e cuidado com carinho este artigo á para você. Neste texto daremos dicas de como deixar seu jardim perfeito e com as flores lindas, planejado e sem gastar muito.
Portanto, leia até o final e veja como ter um lindo jardim, sem gastar muito, seja dentro ou fora de casa.
Por onde devo começar?
Primeiramente analise a quantidade de espaço disponível que você tem, assim saberá se seu jardim deve ser nos fundos, na frente ou até mesmo em cachepôs para harmonizar com a decoração ou ocupar menos espaço.
Delimitar a área disponível influenciará também na escolha das plantas que farão parte do seu jardim. Portanto, se você está pensando em fazer um belo jardim na borda da piscina saiba que rosas não são a melhor opção.
Além disso, conhecer à terra que está no local escolhido faz a diferença no paisagismo, pois em alguns casos é necessário comprar terra apropriada para plantar algumas espécies de árvores. Por isso, não subestime essa fase do planejamento do seu jardim.
Posso fazer um jardim no meu apartamento?
Sim, pode! Existem vários tipos de paisagismos, inclusive um chamado jardim vertical que pode ser uma excelente opção para quem vive em apartamento ou até mesmo com espaço muito escasso.
A opção de um jardim vertical geralmente está entre as preferências de quem está na cidade grande. Mas mesmo esse perfil de jardim deve ser planejado, ter uma rotina de cuidados e precisa de análise para saber quais são as plantas que podem ser cultivadas.
Além disso, existem muitos modelos de jardim para pequenos espaços, principalmente quando falamos de jardins focados em hortas de temperos ou de flores de pequeno porte. Sendo que eles possam ser alocados em cantoneiros, vasos e até mesmo espaços adaptados para dar um ar mais aconchegante na sua casa.
Horta X Jardim:
As hortas e jardins não são iguais, mas no sentido de decoração podem ter a mesma função. Portanto, se você quer ter um jardim e uma horta é possível, sempre analisando o espaço disponível para plantar e enfeitar a sua casa ou ambiente.
Mas para ter os dois, saiba que é necessário cuidados diferentes para cada um dos tipos de hortas e jardins, portanto sempre busque ajuda profissional em casos como esses. Assim, você usará o que é de horta para horta e de jardim para jardim.
Passo a passo:
Agora que já conhecemos um pouco sobre jardins, seja de pequeno ou grande porte vale dizer que existe um passo a passo para ter sucesso com seu jardim, então vamos compartilha-lo aqui.
1º Passo: Prepare o solo.
Antes de escolher quais serão a plantas e espécies que estarão no seu jardim é fundamental ter um solo bem preparado para receber todas as mudas. Portanto, se atente a este passo, pois ele pode ser a diferença entre um jardim muito lindo e um jardim que não deu certo.
Lembre-se que na preparação da terra é necessário adubar todo o solo e adicionar fertilizantes, para que à terra esteja forte para receber mudas e sementes.
Vale dizer ainda que os adubos e fertilizantes devem ser específicos para preparação de solo, não adianta comprar do mais barato, é necessário conhecer para fazer a preparação do jeito certo.
2º Passo: Escolha os tipos de planta para o espaço.
Após a preparação do solo e do espaço para receber as mudas e plantas, chegou a hora de escolhê-las. Essa escolha deve ser de acordo com seu gosto pessoal, considerando o ambiente e espaço disponível.
Vale considerar os pontos positivos e negativos de cada espécie também como:
- exposição do sol ou não;
- umidade do local;
- dimensões do seu jardim;
- tempo livre para cuidar da manutenção.
Quer alguns exemplos? Vamos te dar, se você tem aquele perfil que ama cuidar de plantas e reserva um tempo para isso, você pode optar pelas plantas anuais. Elas se chamam assim, pela necessidade de serem replantadas todo ano.
Agora se você é do tipo que não gosta muito ou tem tempo para os cuidados básicos, existem outras espécies que exigem bem menos cuidados e podem trazer muita beleza para a sua casa. Basta você procurar e achar a muda que atenda às suas necessidades, em caso de dúvidas, não esqueça de buscar um profissional em paisagismo.
3º Passo: Combine as plantas.
A combinação de espécies é fundamental para que tudo esteja em harmonia, um jardim com flores e plantas que se completam entre si, fica ainda mais bonito. Para isso acontecer é necessário saber quais são as plantas que ficam bem juntas e que não exigem tantos cuidados ou até uma observação contínua.
Vale dizer que para um jardim que conquiste os olhos de quem observa é bom ter apenas de duas até três espécies. Mas se você preferir todas de uma só, é bom variar as cores, causando assim um degradê e deixando seu espaço ainda mais lindo.
No momento de escolher essas plantas não esqueça de considerar pontos como: o tronco, as folhas, os frutos e, claro, as suas flores. Isso é importante para não ultrapassar o espaço que você tem disponível.
4º Passo: Plante as mudas de acordo com a posição do sol.
Pense que a iluminação solar é o alimento das plantas, por isso planta-las de acordo com a posição do sol é tão importante. Mas tenha em mente que sol em excesso pode secar a planta. Por isso, é necessário conhecer as necessidades da espécie para plantá-la na posição correta.
O correto nesta situação é reservar um dia para acompanhar o posicionamento do sol e um local que possa ser favorável para plantar a sua muda! Essa informação é importante para você escolher a planta certa e também para não existirem erros na escolha do local.
Se o espaço for bastante iluminado, opte por cactos, azaleias, lavandas, melissas, tomates e vegetais folhosos. Já se o local for com mais sombra do que Sol, escolha samambaias, violetas, tulipas e determinadas espécies de hortênsias.
5º Passo: Invista em objetos decorativos.
O jardim é um lugar de convívio então colocar objetos decorativos que o tornem mais bonito e um espaço bastante agradável é muito importante. Por isso, se você tiver mais espaço coloque bancos e cadeiras de jardim, se o espaço for menor abuse de adornos pequenos para deixar o local mais harmonioso.
Adaptar decks, caminhos e sistemas de iluminação específicos são ótimas formas de deixar o seu jardim ainda mais decorado. Adicionar solitários, vasos, ou até esculturas em gesso podem dar um ar mais aconchegante para o seu jardim.
Após seguir esses passos, basta fazer uma manutenção recorrente no seu jardim, isso ajudará ele a se desenvolver e ficar ainda mais perfeito e aconchegante.