Sabe aquelas cascas de frutas, ovos e legumes ou restos do pó de café que você joga no lixo? Eles podem se transformar em um belo adubo para as suas plantas e ainda evitar o descarte incorreto dos resíduos orgânicos.
Com isso você pode eliminar o uso de produtos químicos e fazer com que suas plantinhas cresçam muito mais saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente no dia a dia.
Pensando em todos os benefícios da compostagem, trouxemos este post especial para compartilhar com você um passo a passo bem simples sobre como fazer a sua composteira caseira. Pronto para aprender? Então vamos lá!
O que é compostagem?
Antes de começarmos, vamos entender melhor o que é a compostagem? Bom, a compostagem nada mais é do que um processo biológico que transforma matéria orgânica em adubo. Os microorganismos são responsáveis por realizar essa transformação e a técnica é uma excelente maneira de conseguir adubo natural de alta qualidade em um período de tempo menor.
Para fazer esse processo você pode utilizar diversas matérias, como cascas de ovos, frutas, restos de café, por exemplo. Quando você descarta qualquer um desses resíduos no lixo comum e eles não recebem a destinação correta, os materiais acabam prejudicando o meio ambiente, já que soltam gás etano em seu processo de decomposição, um dos maiores causadores do efeito estufa.
Para evitar esse problema, o primeiro passo é separar o lixo reciclável dos resíduos orgânicos e fazer o descarte correto dos dois. A composteira doméstica potencializa ainda mais a prática da sustentabilidade e pode trazer muitos benefícios para você.
A substância conseguida por meio da técnica de compostagem serve de complemento para solos pobres em nutrientes, assim como para aumentar a capacidade de absorção das plantas e ainda prevenir a erosão.
Além de render um ótimo adubo para as suas plantinhas, a compostagem ainda promove a destinação correta dos resíduos orgânicos, contribuindo para que você tenha hábitos muito mais sustentáveis e conscientes dentro de casa.
Passo a passo para fazer uma composteira caseira
Sem dúvidas ter uma composteira em casa pode trazer inúmeros benefícios no dia a dia e tem se tornado cada vez mais comum nos lares brasileiros, por isso trouxemos aqui um passo a passo exclusivo com dicas simples para te ajudar a fazer a sua composteira caseira e começar agora mesmo a dar uma nova vida aos resíduos orgânicos normalmente descartados por aí.
Escolhemos um modelo que pode ser feito de maneira muito prática e fácil utilizando baldes de plástico. Essa é uma ótima opção para evitar mau cheiro e para não ocupar muito espaço, podendo inclusive ser armazenada em apartamentos.
Para começar, anote os materiais necessários para montar a sua composteira doméstica:
- 3 baldes plásticos com tampa
- 1 tela de malha fina (meia calça de nylon pode ser uma boa substituta, caso tenha em casa)
- 1 torneira
- Minhocas
Como fazer a composteira doméstica?
Agora o passo a passo para montar a sua composteira. Anote aí:
1. Numere os baldes
O primeiro passo é numerar os baldes de 1 a 3, pois cada um deles receberá matérias diferentes e trocarão de posição ao longo do processo. Além de servir como controle, a numeração também vai te ajudar na montagem.
2. Faça furos nos baldes
Os baldes 1 e 2 devem receber furos nas laterais superiores e no fundo para que o ar consiga entrar e sair, realizando assim todo o processo necessário para o desenvolvimento do composto.
Além disso, os baldes 2 e 3 também devem ter as tampas cortadas para permitir que o chorume escorra de um para outro.
3. Fixe a tela
Agora é hora de fixar a sua tela ou meia calça na boca do balde 3, lembrando que a tela deve ficar entre a boca e a tampa do balde. Essa tela servirá como filtro para impedir que as minhocas caiam junto com o chorume.
4. Instale a torneira
Para finalizar a montagem, instale a torneira bem próxima ao fundo do balde 3. Ela servirá para coletar o chorume.
5 Abasteça a composteira
Finalizada a montagem, é hora de abastecer a sua composteira. Para isso, o processo é o seguinte:
- Balde 1 receberá os resíduos orgânicos e matérias secas, assim como as minhocas juntamente com seu substrato
- Balde 2 vai receber o composto sólido
- Balde 3 vai receber o composto líquido.
Uma vez abastecido o balde 1, empilhe os três baldes, colocando o 1 no topo. É importante ressaltar que os baldes 1 e 2 vão trocar de posição ao longo do processo, mas o 3 permanece sempre como base: quando o balde 1 estiver cheio, o 2 entrará em seu lugar após a retirada do adubo. Armazene a composteira em um lugar arejado e protegido do sol e da chuva.
O que posso colocar na minha composteira?
Você pode colocar restos de frutas, verduras, borra de café (inclusive com o filtro), galhos finos, folhas secas, flores e restos de grama cortada, cascas de ovos, sabugo de milho em pedaços, restos de pão umedecidos, saquinhos de chá, palha, papelão, guardanapo e papel toalha em pequenas quantidades.
Nunca coloque restos de carne, óleo, fezes de animais, papel higiênico ou sobras de comida em excesso. Evite também cascas de frutas cítricas, como limão, laranja e mexerica.
Lembre-se de revirar o material a cada 15 dias e sempre abastecer a sua composteira, em até 3 meses você terá o adubo natural pronto para uso. Uma boa dica é anotar a data de início do processo em uma etiqueta e colá-la no balde para ter um controle maior.
Se quiser facilitar ainda mais o processo, hoje é possível encontrar caixas e kits já montados de composteira. Além disso, há a opção de fazer uma versão mini da composteira caseira, utilizando potes de sorvetes.
Nestes casos, o passo a passo de montagem é o mesmo, assim como o abastecimento dos potes e cuidados ao longo do processo de compostagem.
Gostou das dicas? Então aproveite para conferir outros conteúdos sobre hábitos conscientes aqui no blog do ArqFuke, como este post especial sobre como montar a sua horta em casa, e saiba como transformar a sua casa em um lar muito mais sustentável.