7 itens para criar uma casa inteligente e transformar sua rotina!

7 itens para criar uma casa inteligente e transformar sua rotina!

Fechadura inteligente, robô aspirador, lâmpada inteligente e assistentes virtuais: você já deve ter ouvido esses nomes por aí, certo? A automação residencial está cada vez mais forte nas residências brasileiras e pode transformar totalmente o seu estilo de vida para melhor!

Neste post você conhece os principais dispositivos para ter uma casa conectada e garantir um dia a dia muito mais confortável, seguro e prático. Continue a leitura para conferir!

Entenda o que é a automação residencial

Uma casa com automação residencial, também conhecida como smart home ou casa conectada, conta com dispositivos conectados à internet capazes de automatizar diversas tarefas do lar por meio de um comando de voz ou de um simples clique. 

As casas inteligentes têm objetos que funcionam de maneira integrada por meio de sistemas de transmissão de dados, o que permite aos moradores controlar eletrodomésticos, equipamentos de segurança e até mesmo a iluminação da casa de maneira prática, mesmo à distância. 

A tecnologia se tornou uma tendência de arquitetura e é cada vez mais comum nos imóveis brasileiros. O sucesso não foi conquistado à toa, já que os dispositivos para automação residencial podem trazer inúmeros benefícios para os moradores. Confira alguns deles:

  • Economia de energia
  • Integração de sistemas 
  • Praticidade no dia a dia
  • Mais conforto e segurança
  • Valorização do imóvel

Hoje é possível encontrar um amplo leque de dispositivos para casas conectadas no mercado, o que permite automatizar grande parte das funções domésticas. A seguir vamos compartilhar com você os principais equipamentos de automação para que você possa transformar o seu lar em uma casa inteligente. 

Os principais dispositivos para casa inteligente

Para te ajudar a transformar o seu imóvel em uma casa conectada, listamos 7 dispositivos que não podem faltar na automação residencial e que vão tornar o seu dia a dia muito mais prático. Anote aí:

1. Iluminação

Os dispositivos para automatizar a iluminação da casa são os mais comuns e podem ajudar muito na economia de energia. As chamadas lâmpadas inteligentes, por exemplo, são produzidas em LED e são um dos gadgets mais baratos, por isso pode valer a pena começar por elas. Vale destacar que elas podem ser controladas diretamente do seu smartphone. 

É possível programar horários para ligá-las ou desligá-las, regular intensidade ou até mesmo alterar a cor da iluminação, o que permite criar um ambiente mais intimista e aconchegante. Além da lâmpada, você também pode instalar tomadas inteligentes para controlar a energia, assim como sensores que acendem as luzes de acordo com a movimentação dos ambientes. 

2. Ar condicionado

Atualmente é possível encontrar equipamentos de ar condicionado que já vem com sistema smart para se adaptar a automação da casa. Isso permite que você tenha total controle da temperatura dentro de casa, podendo regular o aparelho diretamente do smartphone, computador ou tablet. 

A automação permite programar o ar condicionado para ligar automaticamente de acordo com a temperatura do ambiente ou ainda que o aparelho seja acionado à distância. Imagine só: você está saindo do trabalho e já pode ligar o ar condicionado com um simples clique no smartphone para que o ambiente esteja na temperatura ideal quando chegar em casa. Incrível, não é mesmo?

3. Fechadura inteligente

Outro item indispensável entre os dispositivos para casa inteligente é a chamada Smart lock ou fechadura inteligente, na tradução para o português. O sistema permite a abertura de portas por senhas, cartões ou biometria, por exemplo.

Além disso, as fechaduras inteligentes podem ser programadas para bloquear acessos em determinados horários ou ainda ser acionada pela proximidade do dispositivo cadastrado e até mesmo por comando de voz. Este gadget também oferece maior controle sobre a entrada e saída de pessoas na sua casa, já que você pode receber uma notificação em seu smartphone sempre que uma porta for aberta. 

4. Itens de segurança

Além das fechaduras inteligentes e dos sensores de movimento, você pode instalar outros itens de automação voltados para a segurança da casa. As câmeras de segurança, por exemplo, ganham novas funções por meio do sistema automatizado. 

Com o avanço da tecnologia, é possível garantir imagens de alta resolução e armazenamento na nuvem, assim como ativar o modo noturno para obter gravações melhores e aumentar o nível de segurança. Você ainda pode integrar as câmeras a outros dispositivos da casa e programá-las para gravar apenas quando o sensor de movimentos for ativado, quando a campainha tocar ou ainda quando as luzes forem acesas. 

5. Som e imagem

Com acesso aos streamings, assistir filmes e séries em casa virou um hábito, mas com a tecnologia da automação residencial a experiência pode chegar a outro nível. Hoje, os home theaters e as televisões trazem som e imagem de alta qualidade, e com a possibilidade de integrar dispositivos inteligentes, é possível criar um clima de cinema sem sair de casa.

A automação permite controlar iluminação, volume, climatização e até mesmo fechar ou abrir as cortinas por meio de comando de voz ou de aplicativos no smartphone. Além disso, as smart TVs estão cada vez mais modernas e hoje os aparelhos incluem sistemas para melhorar ainda mais a experiência, como sistema surround, conectividade via bluetooth e acesso a diversos aplicativos.

6. Assistentes virtuais

As assistentes virtuais são um dos primeiros dispositivos que aparecem à mente quando pensamos em automação residencial. Alexa, Google Assistente e Siri já são parte de muitas residências brasileiras e ajudam a deixar a vida muito mais prática. 

Programadas para responder comandos de voz, essas inteligências artificiais podem anotar a sua lista de compras, te lembrar daquela reunião importante, tocar a sua música preferida ou ainda apagar as luzes do quarto para que você não precise sair da cama. Elas também podem ser conectadas aos dispositivos inteligentes da casa.

7. Robô aspirador

Manter a casa limpa não é uma tarefa fácil, por isso o robô aspirador vem fazendo sucesso entre os dispositivos inteligentes. Basta ajustar as configurações de acordo com as suas necessidades e o equipamento cuida da limpeza dos cômodos para você! 

O robô aspirador pode medir a distância da área a ser higienizada e alguns conseguem até descartar a sujeira coletada em local determinado para depois voltar à base de carregamento sozinhos. 

Até parece um episódio dos Jetsons, não é mesmo? A verdade é que a automação residencial chegou para ficar e pode facilitar muito o seu dia a dia, proporcionando conforto, segurança e praticidade. 

Aproveite as dicas deste post e confira outros conteúdos aqui no blog da ArqFuke para transformar o seu lar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?