Você já deve saber que construir uma casa em terreno estreito pode ser um desafio, certo? No entanto, algumas pessoas sabem como utilizar esta situação em seu benefício e você pode ser uma dessas pessoas! Basta saber aproveitar o espaço do jeito certo para garantir uma construção funcional, moderna e do jeitinho que você sempre sonhou.
Para te ajudar nessa jornada, vamos compartilhar algumas ideias e estratégias para transformar os ambientes e garantir uma casa incrível mesmo com uma metragem reduzida disponível para a construção.
Pronto para começar? Então vem conferir as dicas que preparamos com muito carinho para você!
A importância do projeto arquitetônico para terrenos estreitos
O terreno estreito é um grande desafio urbano, então como tirar proveito deste espaço? Uma boa estratégia é aproveitar ao máximo o espaço existente e encontrar estratégias para melhorá-lo, tornando-o mais funcional.
Para resolver o problema, existem diversas adaptações e melhorias que podem ser incluídas no projeto de arquitetura, capazes de minimizar o uso do espaço e fazer da sua casa um lugar prático e cheio de personalidade.
Mais acessíveis financeiramente, a escolha dos terrenos de menor metragem se torna cada vez mais comum e a aquisição tem se mostrado muito vantajosa na relação custo-benefício. O crescimento do movimento minimalista na arquitetura e a busca por moradias mais compactas e práticas para se encaixar no estilo de vida atual gerou outras tendências.
As famosas tiny houses – ou casas pequenas, em tradução para o português – são exemplos dessas tendências. Com um ar aconchegante e detalhes únicos, esse tipo de construção se destaca pela personalidade e por conseguir incluir tudo o que você precisa em pouco espaço, sem abrir mão do conforto.
5 formas de aproveitar o espaço em terrenos estreitos
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar as melhores soluções para os terrenos estreitos, por isso estamos aqui para te ajudar. Como já falamos por aqui, existem algumas estratégias para garantir o melhor aproveitamento do espaço.
Confira agora quais são elas e saiba o que não pode faltar no seu projeto de arquitetura:
1. Calcule quanto espaço você tem
Saber o tamanho exato do terreno e quanto você pode aproveitar para construir a sua casa é essencial para desenvolver um bom projeto arquitetônico, capaz de otimizar a metragem e encontrar as melhores soluções para criar um imóvel preparado para atender suas necessidades e suas expectativas.
O melhor caminho para isso é contar com um profissional especializado e de confiança para fazer um bom projeto de arquitetura. O arquiteto fará os cálculos corretos para criar um layout funcional e aproveitar o terreno estreito da melhor maneira possível.
Além disso, um profissional tem todo o conhecimento necessário para aplicar soluções inteligentes na construção, garantindo que você tenha o espaço dos seus sonhos com tudo o que você precisa para viver bem.
2. Tire o máximo proveito de seu espaço
Não basta apenas saber a metragem disponível para a construção, mas também é preciso entender a melhor maneira de utilizar o espaço. Sem um projeto funcional, o terreno estreito realmente se torna um problema, a área não é bem aproveitada e você pode acabar com uma casa apertada e mal distribuída.
Por outro lado, evitar essas consequências é bem simples: estratégias como usar vidros e criar um layout favorável a entrada de iluminação e ventilação natural, por exemplo, já são suficientes para aproveitar a metragem com sabedoria e assim construir um imóvel mais confortável.
Apostar nos ambientes integrados e criar um jardim interno ou vertical são outros exemplos de medidas que ajudam a economizar espaço e otimizar o seu lar.
3. Pense bem no layout
O primeiro passo é pensar em que tipo de espaço você precisa e o que você espera fazer lá. Por exemplo, se você quiser receber e entreter os hóspedes, você pode optar por ampliar a sala e a cozinha, reduzindo o espaço dedicado aos quartos e banheiros, por exemplo.
O mesmo se aplica ao banheiro: há muitas maneiras de torná-lo menor, mas ao mesmo tempo, deixá-lo mais funcional. Colocar o chuveiro e a pia na mesma parede, optar por um box de vidro de correr para ocupar menos espaço e escolher móveis da medida certa são algumas medidas que fazem toda a diferença na otimização do espaço.
As portas de correr têm o mesmo efeito do box, portanto são boas escolhas não apenas para os banheiros, mas também para outros cômodos da casa. Além de economizar espaço, elas podem trazer um charme todo especial para o ambiente.
4. Use mais de um andar
Apostar na verticalidade do projeto é uma das melhores estratégias para estes tipos de terreno. Como a área possui uma largura menor, por que não explorar a altura, não é mesmo? Imóveis com dois ou até mais andares podem garantir uma casa grande mesmo com a metragem limitada.
Busque distribuir os cômodos de maneira funcional entre os andares, setorizando os ambientes. Áreas comuns como sala e cozinha, por exemplo, podem ficar no térreo, enquanto as áreas privativas, como os quartos, podem ficar no primeiro andar.
Outra boa saída para aproveitar a verticalização é criar uma laje transitável, que pode ser transformada em um jardim ou em uma área de lazer para receber familiares e amigos.
5. Pense nos complementos decorativos
Uma construção bem planejada e com layout funcional já vai fazer toda a diferença, mas é preciso também saber aproveitar o espaço interno da casa para não acabar criando aquela sensação de aperto e bagunça nos ambientes. Para isso, pense também nos móveis, equipamentos e itens decorativos que você utilizará em cada cômodo.
A escolha certa vai contribuir para a ampliação dos espaços, garantindo o conforto e a praticidade da sua casa. Medidas simples como comprar móveis do tamanho adequado, optar por peças com mais de uma função ou até mesmo por itens planejados são alguns exemplos.
Além disso, aposte em nichos, armários e prateleiras nas paredes para ganhar espaço de armazenamento, procure posicionar esses móveis em locais estratégicos para não atrapalhar a circulação e invista em cores mais neutras na pintura para criar uma sensação de ambientes amplos.
Lembre-se que os espaços menores têm a mesma capacidade de vida que espaços maiores, basta encontrar a maneira mais inteligente de usá-los. Soluções para otimizar uma casa para terrenos estreitos não faltam e hoje eles até se tornaram tendência.
Aqui no blog do ArqFuke você encontra dicas incríveis de construção e decoração que podem te ajudar no processo. Além disso, por aqui você também encontra arquitetas preparadas para criar o projeto perfeito para aproveitar o seu terreno da melhor maneira possível!